Tratamentos odontológicos

Odontologia Estética

A odontologia aliou em seus tratamentos o benefício da estética. As técnicas e materiais atuais permitem ao profissional de odontologia estética, modificar os dentes em seus formatos, cores, posicionamentos e até mesmo substituí-los quando os mesmos foram perdidos, mantendo ou devolvendo para as pessoas função e harmonia do sorriso com uma aparência natural.

Veja alguns procedimentos da Odontologia Estética:

Restaurações e facetas estéticas em resina ou porcelana:
A tecnologia de desenvolvimento de novos materiais proporciona a substituição de restaurações metálicas por restaurações estéticas em resinas ou porcelanas. Próteses e coroas podem ser atualmente confeccionadas em porcelana sem a presença de metais deixando um aspecto mais natural nos dentes e conseqüentemente no sorriso, sem que outras pessoas percebam.

As facetas laminadas e lentes de contato em porcelanas são técnicas estéticas onde, através de um pequeno desgaste na estrutura dental, coloca-se uma “capa” de porcelana para alterar o formato, alinhar os dentes, no seu posicionamento e alterar a coloração, deixando um sorriso mais harmônico e funcional.

A vantagem da porcelana está na semelhança com o dente natural.

Clareamento Dental:
É um procedimento odontológico que visa melhorar a aparência dos dentes, proporcionando um “sorriso mais branco” e mais bonito. Pode ser realizado para clarear dentes hígidos, perfeitos, sem nenhuma restauração em resina composta e também em dentes com pequenas restaurações estéticas em resina composta.

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará a monitoração do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

A durabilidade do clareamento dental depende em sua maior parte dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, o clareamento dental dura pouco, tendo que ser repetido uma vez por ano para se manter. Os pacientes que não têm esses hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos. É importante salientar que, quando os dentes clareados escurecem, nunca mais voltam à cor original. De qualquer forma, o clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito comum da estética dental, recomendado a todos.

A partir dos 15 anos é aceitável, sem limite de idade.
Obs: Em nosso consultório não realizamos o clareamento caseiro.